Página Inicial
Comprar CD's
Biografia

A 26 de Janeiro de 1984 em Dornelas do Zêzere, concelho de Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra nasceu um rapaz a que foi dado o nome de Tiago Filipe de Almeida e Silva.

Aos 14 anos começou a mostrar gosto pela música aprendendo num acordeão, oferta dos seus pais. Com a sua dedicação, foi pondo em prática aquilo que aprendera de “ouvido”. Entre as actividades ligadas à música popular Portuguesa, destaca-se a participação no Rancho Folclórico de Dornelas do Zêzere como acordeonista.

Em 1996, entra no Seminário Missionário do Verbo Divino em Tortosendo efectuando os seus estudos no Externato de Nossa Senhora dos Remédios. Demonstrando sempre gosto/empenho pela música e palcos, começou os seus concertos a solo em 1997.

Em 2000, surge a oportunidade de editar o seu primeiro trabalho discográfico com Órgão e Acordeão intitulado “Ó MEU LINDO ZÊZERE” álbum esse, que inclui temas da sua autoria, lançado pela editora DISCOTONI de Pombal.

Em 2001 edita o seu segundo trabalho intitulado “OBRIGADO POR TUDO” que dedica especialmente à sua família e amigos. Este álbum inclui também temas da sua autoria. Desde então não mais parou de gravar, granjeando convites para diversas aberturas de concertos de artistas conhecidos, como Quim Barreiros, José Malhoa, Emanuel entre outros, actuando em várias zonas do país e estrangeiro.

Em 2003 edita o seu terceiro CD com a participação de Rui Alves intitulado “DESGARRADA DAS MULHERES”, que levou Tiago Silva a assumir-se como autor, compositor e intérprete, e ver esse seu trabalho passar em muitas rádios do País.

Em 2004 lança o seu quarto trabalho discográfico com muitos temas da sua autoria, cujo título é “PORTUGAL A DANÇAR”.

Em 2005 lança o seu quinto trabalho discográfico “TOCA AQUI AMÉLIA (na minha concertina)” sendo a maioria dos temas da sua autoria. Foi sem dúvida uma grande aposta discográfica com projecção positiva.

Nesse mesmo ano, Tiago Silva pisa pela primeira vez os palcos televisivos, nos programas “Praça de Alegria RTP1” e “Cabaret da Coxa SIC Radical”, sendo também requisitado para entrevistas em várias rádios locais do nosso País. A sua paixão pelo fado leva-o à participação em alguns Festivais de Fado e outros programas onde o fado era o tema principal.

Em 2006 edita novo CD intitulado “DEI UMA À VIZINHA”. Neste trabalho discográfico, as letras musicadas são do agrado do público, pela mensagem do quotidiano brejeiro, levando Tiago Silva a lançar o seu primeiro DVD.

Em 2007 lança o seu sétimo trabalho discográfico intitulado “PORTUGAL MEU PORTUGAL”.

No ano 2008 Tiago Silva começa a pisar os palcos principais das festas universitárias, nomeadamente Queima das Fitas de Coimbra, Semana Académica da Covilhã, Recepção ao Caloiro do Egas Moniz (Lisboa), Festa das Latas (Latada) de Coimbra entre outras.

Os seus conhecimentos musicais foram aprofundados no Conservatório Regional de Coimbra que frequentou durante 4 anos. A sua experiência profissional passou também pela Academia de Música do Centro Norton de Matos de Coimbra, onde deu aulas de concertina a crianças e jovens.

Em 2010 lançou o seu oitavo trabalho discográfico pela editora ESPACIAL, que se intitula “CHUPA UMA PILULA” onde pela primeira vez conta com a participação de vários músicos conceituados de Coimbra e de renome nacional.

2015, ano de renovação discográfica.“ AO SOM DESTA CONCERTINA” é o título do novo CD, o primeiro gravado e masterizado no Estúdio Tiago Silva. Este trabalho conta com a participação dos músicos da Banda do Tiago Silva.


"A todos as pessoas amigas que têm apoiado Tiago Silva, aqui deixo um grande Bem-Haja.